11 Dez 2021

Veli Kujala – Artista convidado Folefest 2022

0 Comment

BIOGRAFIA

               Veli Kujala (nascido em 1976) tem uma sólida reputação como um excelente intérprete de música contemporânea em acordeão. Em 2010 completou o seu doutoramento em música – grau com distinção da Academia Sibelius. É vencedor de vários concursos internacionais para solistas e composição no campo da música clássica. A produção composicional de Kujala cobre uma ampla variedade de gêneros, desde obras eletroacústicas a orquestrais. O seu CD retrato de compositor “Hyperorganism” (Alba Records) foi nomeado para o melhor álbum clássico finlandês do ano de 2016. Em 2020, recebeu o prêmio de “Compositor Contemporâneo do Ano” pela Associação de Editores de Música Finlandesa. Desde o início de sua carreira, Kujala também tem sido muito ativo no campo do jazz e da música improvisada, apresentando-se regularmente com alguns dos principais improvisadores contemporâneos, como Frank Gratkowski, Achim Kaufmann, Harri Sjöström, Evan Parker etc. Atualmente é convidado para tocar com grupos emblemáticos tal como ”Gourmet” e “Sestetto Internazionale”.

Kujala apresentou-se como solista com Avanti! Orquestra de Câmara, Orquestra Sinfônica de Gävle, Orquestra Filarmônica de Helsinque, Insomnio, Orquestra Sinfônica de Lahti, Orquestra de Câmara Ostrobothniana, Tapiola Sinfonietta, trabalhando com maestros como Stefan Asbury, Hannu Koivula, Hannu Lintu, Susanna Mälioudssårgåri Dorgi Dorgslkki, Arikårioudssölkkki, Ariårioudsloudssorgi Johnsårioudssørgålkkki, Ariårmiti Dorgi-lokkki, Ariårmitorgi Storgi-lokkki, Arikårioudssorgi Dorgi Dorgi Dorgsåri Dorgi. Tem cooperado com muitos compositores contemporâneos e estreou os concertos para acordeão de Pekka Pohjola, Markus Fagerudd e Olli Virtaperko. Além disso, estreou também os concertos de Sampo Haapamäki, Joachim Schneider e Jukka Tiensuu para acordeão afinado em um quarto de tom, um novo instrumento que ele desenvolveu juntamente com Haapamäki.

Veli Kujala realiza regularmente concertos nos principais festivais europeus.

Desde 2020, é o responsável pelo departamento de acordeão clássico na Sibelius Academy da University of the Arts em Helsínquia.

[top]